segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Resumo:Tipos de gado

Tipos de Gado
        Os principais tipos de gado que têm maior valor econômico são: bovinos (bois e vacas), suínos (porcos), ovinos (carneiros e ovelhas), equinos (cavalos), bufalinos (búfalos), asinos (asnos, burros, jumentos e jegues), caprinos ( cabras e bodes).
  * Bovinos
           O rebanho bovino é o mais numeroso: aproximadamente 1 bilhão e 360 milhões de cabeças espalhadas pela Terra.
           A carne e o leite fornecidos pelos bovinos são grantes fontes de proteína para a alimentação humana. Mas, apesar do grande número de cabeças que existe no mundo, a carne é um "produto de luxo", isto é, só pode ser consumido por uma pequena parte da população mundial, e o leite, alimento essencial principalmente para as crianças, chega aos mercados consumidores dos países mais pobres a preços muito elevados.
* Suínos
            O principal criador de suínos é a China. Na Europa situam-se outros grandes criadores como a Alemanha, Polônia, Espanha, França e Rússia.
            Os suínos são criados comom duas principais finalidades: fornecimento de carne e de banha (toucinho).
            No Brasil, esse tipo de rebanho é o segundo mais numeroso, de pois do bovino. Os maiores rebanhos suínos estão no Sul do Brasil.
* Ovinos
            A criação de ovinos é feita predominantemente de forma extensiva.
            Desse rebanho é aproveitada principalmente a lã. Os principais fornecedores são a China e a Austrália.
            No Brasil a principal área de criação de ovelhas e carneiros está no estado do Rio Grande do Sul, onde a criação é voltada para a tosquia e a venda de lã às indústrias de fiação e de tecelagem.
* Caprinos
             Os caprinos são criados nas zonas mais secas (áridas e semi-áridas) e destinam-se ao forrnecimento de leite, carne e peles.
             No Brasil, sua maior criação m ocorre principalmente no noroeste (Bahia). Nessa região, eles são os principais fornecedores de leite às populações mais pobres.
* Equinos e asinos
              O Brasil possui um dos maiores rebalhos de equinos do mundo. As maiores criações estão em Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul.
              Na criação extensiva, os equinos são bastante utilizados para agrupar e conduzir o gado.
               Os asinos, empregados basicamente como meio de transporte,são criados nas regiões áridas e semi-áridas. Nesse tipo de rebanho enquadra-se o jumento, conhecido no Nordeste pelo nome de jegue. Nessa região, ele é muito utilizado como meio de transporte.

3 comentários: