segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Resumo: Pecuária

Pecuária
         Pecuária é o nome que se dá a criação de gado para economizar, ou seja, comercial e lucrativa. Dessa atividade são tiradas a carne o leite e a lã.
        O gado pode ser desenvolvido por meio de 2 sistemas: extensivo e intensivo.
* Criação extensiva
         Esta criação é praticada em extensas propiedades, onde os  animais pastam livremente. O gado sobrevive sobre o alimento natural, isto é, o capim.
         Este modo de criação não exige muitos cuidados do pecuarista, é praticada somente em países com grandes extensões como Brasil, EUA, China e Austália.
         Geralmente, o gado criado desta maneira tem o destino da morte provocada, ou seja, o fornecimento de carne para os consumidores.
* Criação intensiva
        Nesse sistema, o gado é criado cercado e estabulado. Para alimentar o rebanho, o pecuarista procura usar tipos de capins com mais nutrientes( forrageiras). Além disso, o gado recebe constantemente rações como reforço alimentar.
        Na criação de gado intensiva, as raças de gado são nselecionadas e existe a preocupação dar a eles uma boa assitência veterinária.
        Esse tipo de gado é praticada, em geral, nas regiões mais desenvolvidas e próximas do mercado consumidor, como o nordeste do EUA, a Europa Ocidental e o Sudeste e Sul do Brasil. O gado serva para a produção de carne, mas principalmente na produção de leite, que é muito utilizado nas indústrias de laticínios.
        Enquanto na criação intensiva,o gado bovino pode ser abatido depois de aproximadamente 22 meses , já na criação extensiva são 42 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário