sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

GEOGRAFIA-RESUMO SOBRE A SOCIEDADE E O TRABALHO


SALUT!!!

 Galera segue abaixo, um dos resumos de Geografia feitos por alunos da nossa classe, conforme a solicitação da professora.

Autoria dos alunos: Ernane, Ingrid, Raquel e Samuel.

A sociedade e o Trabalho

                  Segundo a Declaração Universal dos Direitos do Homem, todos têm direito ao trabalho, a escolher o seu emprego e a filiar-se a um sindicato. Algumas coisas importantes para que se tenha boas condições de trabalho são: o auxilio desemprego ou complementação de renda e salário igual para trabalho igual.

O trabalho e o espaço geográfico

                  O trabalho humano faz parte do espaço geográfico. Alguns tipos de trabalho transformam diretamente a paisagem, exemplo: extração de minério e da construção de edifícios, entre outros.
                  Já as pessoas que trabalham em edifícios, apesar de estar em uma área modificada, não alteram a paisagem.
                  Todas as atividades são realizadas por pessoas que se inter-relacionam e fazem parte da sociedade, e também se relacionam com os lugares, e com os espaços em que realizam suas atividades cotidianas.

O trabalho e a satisfação das necessidades

                  Todos os objetos e serviços que utilizamos são resultado do trabalho, que permite às pessoas satisfação nas suas necessidades em relação a alimentação, vestuário, moradia, etc.
                  Atualmente, há milhões de pessoas desempregadas, e a razão disso pode estar interligada, ou seja, uma determina a outra. Qualificação nem sempre determina sua profissão, pois até os qualificados encontram dificuldade com a concorrência. A causa da concorrência é o fato da economia crescer pouco ou parar.
                  A utilização de computadores, máquinas automáticas e robôs ajudam o aumento de pessoas desempregadas. As fabricas de automóveis costumam usar esses equipamentos. Porém o avanço tecnológico também pode gerar novos empregos. Essas novas profissões exigem melhor qualificação.
                  Também é preciso considerar que esse aumento na oferta de trabalho depende do crescimento da economia. Isso, por sua vez, depende das quantias que as pessoas têm para gastar com mercadorias e serviço.
                  No Brasil, há muitas pessoas desempregadas. Como não conseguem emprego fixo, muitos optam por atividades de subemprego, que aparecem de vez em quando, como serviços de pedreiro, de pintor, de limpeza em residências ou escritórios, etc.

As Relações de Trabalho

                  Ao desenvolver uma atividade produtiva, um trabalho, as pessoas se estabelecem entre si, cabendo a cada uma o desempenho de uma função ou tarefa no processo produtivo ou na prestação de serviços. A essa divisão de tarefas ou funções denominamos divisão nominal do trabalho.
                  O salário (rendimento pelas atividades que as pessoas desenvolvem) varia conforme a tarefa ou a função exercida pelo funcionário da empresa.
                  Em alguns países, a diferença entre os rendimentos é grande, gerando uma expressiva desigualdade entre as condições de vida das pessoas. Quando isso acontece, dizemos que há uma concentração de renda.
                  Um tipo significativo de relação de trabalho é justamente o que se dá entre o patrão, dono da empresa e os trabalhadores, que vendem a sua capacidade de trabalho.
                  Essa relação transformou significativamente o relacionamento entre as pessoas.
                  Para levar adiante as lutas por melhorias nas condições de trabalho e aumento salarial, os trabalhadores se reuniram e organizaram, formando os sindicatos, que desempenham até hoje um papel importante na relação empresário-trabalhador.
                  Alcançar essas conquistas, porém, foi e continua sendo uma tarefa difícil, pois geralmente o empresário, por deter o poder econômico, tem bastante influência na sociedade, inclusive sobre o governo.
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário