sábado, 10 de dezembro de 2011

GEOGRAFIA-RESUMO SOBRE AS FONTES DE ENERGIA

As Fontes de Energias
  Para funcionar, a indústria depende de uma série de fontes, como trabalho humano, matérias-primas, máquinas e energia elétrica.
  Diversas fontes são utilizadas para a obtenção de energia elétrica, como o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, o urânio (energia nuclear ou atômica), a água dos rios (energia hidroelétrica). A energia do Sol, das marés e dos ventos são menos utilizadas, embora sejam consideradas limpas; pois não causam poluição do meio ambiente. Além disso são fontes renováveis.
  A energia hidroelétrica, não casa poluição atmosférica, no entanto, a construção das usinas faz com que imensos lagoas artificiais (represas) sejam formados. Com isso trechos de florestas ficam submersos, animais morrem e a população que habita nas áreas, a ser alagadas pelas represas, tem de ser transferidas para outros locais.
  As fontes de energia elétrica mais usadas atualmente são o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, não somente para a geração de energia elétrica (usinas termelétricas), mas também para movimentar veículos, navios e aviões. 
  As sociedades atuas dependem bastante dessas três fontes energéticas, o que vem sendo motivo de preocupação, pois se trata de recursos naturais não renováveis.
 O petróleo constitui a principal fonte de energia no mundo, e é o componente básico de mais de 6.000 produtos.
  Dos recursos naturais que a população utiliza para a obtenção de energia, o carvão mineral, é o de uso mais antigo.
 A exploração desses minérios é feita de duas formas: a céu aberto ou em minas subterrâneas.
  A exploração a céu aberto, é feita quando as camadas de rochas que contêm o mineral estão próximas à superfície. Isso facilita o uso de máquinas modernas, tornando mais baixo o custo da exploração.
  A exploração em minas subterrâneas é feita quando as rochas se localizam a maiores profundidades. Essa forma de exploração exige maior quantidade de instalações, tanto na superfície como no interior das minas, o  que torna a extração do produto mais cara e complexa.
  O gás natural é frequentemente encontrado junto com o petróleo, por se formar do mesmo modo e por se acumular no mesmo tipo de terreno.
  O consumo desse produto aumentou no Brasil, onde cresce o numero de veículos que utilizam gás natural como combustível além de ser empregado para a geração de energia nas usinas termelétricas que há no território brasileiro.
  As fontes de energia mais utilizadas no mundo não são renováveis. Em vista disso, se forem aproveitadas intensamente, poderá haver problemas como a necessidade de racionamento para evitar a falta de energia.
  O crescimento da atividade indústrial em um país, provoca muitas modificações no espaço geográfico.
  Quando um país passa a apresentar crescimento da atividade industrial, com instalações de variados tipos e indústrias e o aumento da produção de mercadorias, dizemos que ocorre um processo de industrialização.
  A industrialização pode também ocasionar problemas ambientais. Por exemplo, a falra de uso de equipamentos adequados para a eliminação do lixo industrial, que acaba muitas vezes sendo lançados nos rios e mares, a fumaça expelida pelas fábricas poluem o ar, piorando as condições de saúde da população e prejudicando o meio ambiente.
  Conclusão: a maioria das fontes de energia são não-renováveis (que não se renovam ou demoram muito a se renovar), por isso nós devemos usa-las adequadamente porque são finitas, isto é, podem acabar. Fontes de energias renováveis, são fontes que se renovam com mais facilidade e que não poluem o meio ambiente, porém, fazem muitas modificações no espaço geográfico. 
(Desculpem-me pelos erros de ortografia.)

5 comentários: