quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

GABARITO DE EXERCÍCIOS SOBRE "O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE OUTROS CONTOS"

Bom, havia faltado uns exercícios sobre a obra, estão a professora nos mandou outro e-mail como gabarito. FAÇAM OS EXERCÍCIOS ANTES DE VER O GABARITOS. Isto é uma forma de estudar.


Gabarito da Folha de Exercícios sobre
 "O mistério do coelho pensante"
10. Que a pessoa, de certa forma, escolhe os caminhos que está trilhando, e que é possível optar pelo bem.

13. Que o ser humano, em suas atitudes, acaba tornando-se perigoso para si próprio e para seus semelhantes, enquanto o animal, obedecendo a seus instintos, está apenas sendo normal.

16.
a) O nome das personagens começa sempre com O, e Ulisses explica que a vogal “O” vem de Ovo.
b) outras coisas; etc.
c) “Assim corria a vida. Mansa, mansa. Os homens homenzavam, as mulheres mulherizavam, os meninos e meninas meninizavam, os ventos ventavam, a chuva chuvava... E assim por diante.” (p.55)  Esse recurso mostra os seres fazendo aquilo que se espera deles, a vida seguindo seu curso normal. É um modo de preparar o terreno para a história acontecer.
d) Há alguns exemplos de onomatopeias ao longo do texto: plóqui-ti-ti, plóqui-ti-ti; crack, crack.

17. Porque ela passa a escravizar as galinhas para se vingar do fato de não produzir figos, obrigando-as a botar ovos sem parar.

18. Elas perderam os dentes quando, na festa promovida no quintal, foram morder os pirulitos comprados por Ovidio e Odisseia. COMENTÁRIO: esse modo de narrar um fenômeno natura (no caso o fato de as aves não terem dentes) foi estudado nos mitos e lendas.

19. Elas deixaram de fazer maldades e a nuvem choveu em cima da figueira. Elas conseguiram o perdão de todos e a figueira pôde ter figos.
20. Porque deixa para o leitor a resposta, para que este pergunte aos seus pais o que deve fazer com o caroço de jabuticaba.

21.
a) O fato de ninguém saber como ele faz para fugir de sua casinhola: “Mas aí é que está o mistério: não sei!” (p.73)
b) Para deixar o suspense por conta da imaginação do leitor, para que este perceba que há outras formas de “pensar” além daquelas aprendidas convencionalmente.

22.
a) Ambos são comuns, guiados pelo instinto: enquanto Laura tinha uns poucos sentimentos, o coelho tinha algumas ideias.
b) As pessoas à volta do coelho: as crianças, os seus donos.

23.
a) Que a intuição é uma forma de percepção tão boa e legítima quanto o pensamento racional.
b) A percepção aguda e intensa de alguma coisa: sentir no ar, captar etc.
c) Como ele pensa através do nariz, o mistério relaciona-se com o faro dele, e por isso o leitor, guiado pelo pensamento, não consegue alcançar.

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